PROJETOS SOCIAIS

ASSOCIAÇÃO ACOLHIMENTO BOM PASTOR

Através dos projetos sociais desenvolvidos sem fins lucrativos pela Bom Pastor, buscamos melhor qualidade de vida aos usuários, trabalhando o desenvolvimento social, econômico e cultural. Com eles, executamos a maioria das atividades presentes na associação, com temas diversos e importantes na sociedade.

Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) em parceria com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias.
Possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.
O serviço tem como objetivo garantir as seguranças de acolhida e de convívio, fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.
Os encontros acontecem em grupos com atividades culturais, de lazer, esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Projeto Enredar

Agosto 2022 - Julho 2023

O Projeto Enredar é uma parceria da Bom Pastor e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e tem como objetivo potencializar o desenvolvimento do protagonismo de crianças e adolescentes, estimulando a multiplicação de ações preventivas de conscientização sobre Violência Doméstica Infanto-Juvenil pelas comunidades atendidas, auxiliando no enfrentamento dessa problemática e garantindo que os direitos da crianças e adolescentes não sejam violados. O projeto acontece através de grupos de crianças e adolescentes, com atividades voltadas à Prevenção e o Enfrentamento à Violência Doméstica..

Projeto Acolhimento e bem estar

Julho 2022 - Maio 2023

O Projeto Acolhimento e Bem Estar é uma parceria da Bom Pastor e o COMDIPI (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa) e tem como objetivo a execução de atividades e ações na área de garantia de direitos fundamentais, a fim de estimular o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social em condições de liberdade e dignidade para a população idosa, enfatizando ações de intergeracionalidade que favoreçam o desenvolvimento, a recuperação cognitiva e atividades de lazer. O projeto oferece aulas, oficinas, palestras e eventos gratuitos que proporcionam o acolhimento e o bem estar da pessoa idosa.

Programa famílias fortes

O Programa Famílias Fortes é uma metodologia de prevenção ao uso de álcool e outras drogas por meio do fortalecimento dos vínculos familiares para famílias com crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Acontece em sete encontros semanais com famílias que visam promover o bem-estar familiar, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos. Em parceria com a UGADS e o Governo Federal do Brasil.

Aulas e oficinas

Artesanato, karatê, hip hop, teatro e xadrez. Grupos de crianças, adolescentes e idosos.

Outros projetos

• Acolhimento e Combate à Violência Doméstica (2019) – Em parceria com o CMDCA;
• Mídia Cidadã (2019) – Em parceria com a Coca-Cola FEMSA;
• Projeto Conexões – Prevenção e Enfrentamento ao Trabalho Infantil (2021) – Em parceria com o CMDCA.

Fale com a Associação